-O professor deve preparar o aluno para a moral ou o aluno já a tem?
-A moral tem que origem? E pode a moral evoluir?
-O homem tem seu princípio em seguir regras para manter a sociedade ou apenas quer manter-se em conveniência com seu meio?
-Qual a importância da autoridade mitológica ou social na manutenção da moral?
-Há dois tipos de espíritos humanos: o científico e o moral. E como eles se aplicam na educação?
Recomendo para vocês o livro “A educação moral” de Émile Durkheim, em minha leitura retirei reflexões que deram origem a estas perguntas; Émile se expressa com uma opinião bem à frente de seu tempo dando respostas para estas questões.
O trabalho de Émile Durkheim se baseia nestas perguntas em sua obra “A educação moral”. Ele consegue falar de moral, revela as roupagens que ela tem sem atacar a fé, ele apenas tira as roupagens religiosas e leis das instituições revelando o verdadeiro caráter da moral e fazendo que nós leitores questionemos também nossa sociedade em termos de regras e por que cumpri-las. Promove e inaugura as primeiras reflexões da educação no caráter científico, que pode não ser utilizado nos dias atuais (talvez), mas certamente os questionamentos que ele trouxe, podemos sim fazer hoje.
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